Folclore
Sobre as Danças Folclóricas :
-
Candelabro (shamadan): Elemento original egípcio, o candelabro era utilizado no cortejo de casamento, para iluminar a passagem dos noivos e dos convidados. Dança-se, atualmente, como uma representação deste rito social, utilizando o ritmo zaffa.
-
Taças: Variação ocidental da dança com candelabro.
-
Khaligi: Dança genérica dos países do golfo pérsico. É caracterizada pelo uso de uma bata longa e fluida e por intenso uso dos cabelos. Caracteriza-se por uma atmosfera de união familiar, ou simplesmente fraterna entre as mulheres presentes. Dança-se com ritmos do golfo, principalmente o soudi.
-
Jarro: Representa o trajeto das mulheres em busca da água. Marcada também pelo equilíbrio.
-
Säidi: Dança do sul do Egito, podendo ser dançada com o bastão (no ocidente, bengala).
-
Hagallah: Originária de Marsa Matruh, na fronteira com o deserto líbio.
-
Meleah laff: representação do cotidiano portuário egípcio de Alexandria. As mulheres trajam um pano (meleah) enrolado (laff) no corpo.
As danças folclóricas normalmente retratam os costumes ou rituais de certa região de e por isso são utilizadas roupas diferentes das de dança do ventre clássica.
-
A dança com a cobra é considerada ato circense - a cobra era considerada sagrada no Antigo Egito e por isso algumas bailarinas fazem alusão nas performances - mas não é considerada representativa da dança.
Fonte : https://pt.wikipedia.org/wiki/Dan%C3%A7a_do_ventre
O que é o Folclore Árabe
São 22 as nações que possuem etnia árabe e que têm em comum a língua, o sangue e as leis religiosas. Para começar a entender as variações dos costumes que existem entre esses países (mesmo sendo árabes), temos que ter em mente que cada um deles possui menos ou mais água que o outro, mais ou menos vegetação e áreas com deserto, países que cai neve e também as regiões de divisa com países não-árabes o que pode gerar mescla de hábitos.
Todos os fatores citados anteriormente influenciam na forma da população se vestir e principalmente na maneira de se elaborar as danças típicas que em sua maioria representam seus trabalhos, a história da criação de vilarejos, colonizações, migrações, crenças, dramas, alegrias e tristezas.
Influência do Líbano e Síria no Brasil
O Mundo da Dança do Ventre tem como ponto de partida o Egito Árabe ee alguns países que fazem fronteiras com ele, e o que nós esquecemos é que em território brasileiro todas as colônias árabes são originárias, em grande parte, do Líbano e da Síria.
Os povos do antigo Oriente Médio
ANTIGA FENÍCIA - Atual Líbano
PALESTINA - Terra dos Filisteus
ANTIGA ASSÍRIA - Atual Síria
ANTIGA BABILÔNIA - Atual Iraque
ANTIGA SUMÉRIA - Atual Kuwait
ANTIGA PÉRSIA - Atual Irã
ARÁBIA SAUDITA - Terra de povos de etnia árabe.
Autor: Paulo Razec - Professor e dançarino de folclore árabe há 15 anos.
Fones: (11) 3931-1378 - (11) 8652-6989 - Site: www.paulorazec.com.br
http://www.ventrequeencanta.com.br/o-que-e-folclore-arabe-.html
